Desarmamento

Desarmamento
.
A tara pelo tiro atira à sorte
Se tira é tirano me espanto
No mato mata por esporte
Na zona sul, na zona norte
Desta vida tiram o encanto
.
Mas se há vida após morte
Há quem defenda esta tese
Bela perdida não tem porte
Será indesejável passaporte
E só de pensar dá sudorese
.
O desarmamento não é trote
“A hora é de desarmar o desamor”
Não há cidadão que suporte
Ora, se amar é para os fortes
Armado o fraco impõe terror
.
Sátira é tiro sair pela culatra
A sorte, não teve nossa irmã
Ficou a sua filha e a saudade
E a certeza que a impunidade
Atrai para o crime como ímã
.
Autor : Sandro Ernesto 28/09/2013

Você pode gostar...

24 Resultados

  1. Belo trabalho 🙂

    http://planopalavras.blogspot.pt/

    Coletânea de Devaneios disponível na Amazon (versão digital e física) e no Smashwords.com (versão digital).

  2. Obrigado Luís… mas nem acho que é um belo trabalho, mas uma bela reflexão ! Perdi uma irmã faz alguns anos atrás com um tiro a queima roupa e sempre ficou esta pergunta na minha cabeça : para que serve uma arma senão tirar vidas ?!! As armas que supostamente são para proteger, são as que estão tirando vidas inocentes. Até quando a segurança vai ser baseada no poder bélico ( que não tem nada de belo ) de todos ? Fica aqui a reflexão . Abraços meu amigo !

  3. Os meus pêsames, meu amigo, não consigo sequer imaginar o que deves ter e estar a sofrer.

    Infelizmente, a segurança vai estar baseada em armas enquanto os humanos quiserem atacar alguém. Porque uma arma nunca é arma de defesa, é sempre arma de ataque.

  4. A dor passa e fica uma lacuna impreenchível ! Minha irmã foi morta ( anos atrás) por uma suposta brincadeira no trabalho… daí minha indignação de quem, despreparados empunham uma arma de fogo. Tenho visto famílias inteiras dizimadas por armas que eram para finalidade de proteger e no entanto não é isto que acontece. Você disse certo : Arma é sempre arma de ataque. Obrigado meu amigo !

  5. De nada, caro amigo. A tua indignação é certeira, as armas devem ser evitadas por amor à vida humana mesmo por mãos preparadas, e completamente proibidas por mãos não preparadas.

  6. Martha VARGAS . disse:

    Felicitaciones por el BLOG . GRACIAS .

  7. Martha VARGAS . disse:

    Felicitaciones por el trabajo realIzado. GRACIAS .

  8. foureaux disse:

    O poema tem “sustança”. Diz a que veio. O tem, espinhoso, também consegue instigar a poesia. Pena que os olhos às vezes não leiam as entrelinhas e paralisam-se, mesmerizados, na superfície da letra. Gostei.

    • panografias disse:

      Obrigado pela visita e comentário, meu caro amigo. É bom saber que gostou. Ahhhh as entrelinhas… estas às vezes falam é por demais da conta rsrsrsrs. Tenha um final de semana iluminado… abraços!

  9. ludoevico disse:

    Meus pêsames amigo poeta. Sua dor e sua crítica estão presentes nesta bela poesia. Sou solidária a sua mensagem. Beijo no coração.

    • panografias disse:

      Obrigado minha querida amiga pela solidariedade… este poema é de 2013 e há pelo menos 20 anos que faleceu minha irmã, mas parece-me tão atual quando vejo os noticiários na tv. Tenha um final de semana abençoado… beijo no coração!

  10. Belíssima indignação, poeta Sandro! Parabéns!

    • panografias disse:

      Obrigado minha querida amiga… acredito que deveria ter controle e leis mais severas com relação as armas. A lei seca contribuiu para a redução de acidentes de trânsito e creio que algo neste sentido ajudaria também. Realmente é muito triste ver crianças e adolescentes perderem suas vidas ou por balas perdidas ou por ataque de fúria. Lamentavelmente é que mais vemos hoje em dia. Triste. Tenha um final de semana abençoado… beijo no coração!

    • Apoiado! Para vc tbm!

  11. KAMBAMI disse:

    Oi Sandro!
    Meu amigo não sabia desse fato sobre sua irmã até ler os comentários. Sempre gosto de ler os comentários até mesmo para saber como as pessoas veem ou interpretam o que tentamos passar. Concordo com esse pensamento de que a arma só tem uma única finalidade a de aniquilação seja ela de apenas um pessoa ou mesmo de um planeta inteiro. Sei e entendo que esse gatilho depois que foi criado não tem mais volta por mais que desejemos paz essa só virá quando sairmos do neandertalismo. Sei que muitos de nós já saíram e nos resta apenas vivenciar os acontecimentos e fazendo nossa parte.
    Ainda em meu pensamento, não entendo como já com tecnologia suficiente e existente para tal não se põe ela em ação. Para quem não sabe existe uma tecnologia chamada de “gemeação”, sim está relacionada a gêmeos e funciona da seguinte forma, toda arma de porte humano traz de fábrica dois chips um na arma o outro para ser implantado em seu portador, a intenção é que a arma só funcione junto ao portador autorizado. Claro que isso não extermina o crime mais diminuiria muito, não entendo por qual motivo ainda se compram armas sem esse kit. A “gemeação” já é utilizada em muitos veículos de luxo podendo inclusive ser dividida em até no caso de automóveis para 5 clientes diferentes, ela não só liga o carro como acerta posição de bancos e espelhos além de opções de dirigibilidade, econômica ou esportiva.

    • panografias disse:

      Olá meu querido amigo… quando ações indenizadoras começarem a cair sobre os ombros das indústrias bélicas (assim como fumantes com as indústrias de cigarro), creio que começaram a pensar no assunto. Um rapaz que compra um fuzil R15 e mata 17 com tanta facilidade, pode por exemplo extraviar esta arma para outros fins. São casos a se pensar. Deixo aqui meus agradecimentos pela visita e comentário… tenha um final de semana abençoado. Um grande abraço

  12. Meus sentimentos Sandro…um filme que não sai da minha cabeça é O Senhor das Armas, nele dá para entender o porquê não se acaba com o armamento no mundo, se resume em lucro. Nesses dias meu filho chegou falando que teve uma aula dos países onde os policias não usam as armas de fogo. Acho que esse assunto poderia estar em pauta em todas escolas. Fique em paz amigo‍♀️

    • panografias disse:

      Faço referência a este assunto em muitas de minhas poesias Cristileine, principalmente depois que assisti este filme. É desumano demais ganhar dinheiro desta forma. Também defendo esta pauta nas escolas. Obrigado pelo carinho de frente minha querida amiga… tenha um domingo abençoado! Beijo no coração

  13. Plínio Garcia disse:

    Confunde-se ai a poesia e a realidade.
    Parabéns.

  14. Jauch disse:

    A poesia está belíssima, apesar de transparecer uma realidade que pesa em qualquer coração que ainda bata no peito…

Seu comentário é sempre bem-vindo, Amigo... obrigado !

error: Content is protected !!

Descubra mais sobre Panografias

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading