Último Suspiro

Luiz1

          Recentemente fui convidado à participar de um desafio lançado pela nossa amiga Dulce, em nosso querido espaço Tubo de Ensaio. O desafio consistia em publicar, ou em palavras ou em desenhos, enfim… de livre expressão artística, alguma coisa que baseasse na seguinte reflexão: “E se o sol amanhã não nascer ?!”, o que resultou neste maravilhoso momento poético que desde já, atesto que vale a pena conferir: Tubo de Ensaio: “E se amanhã…. Minha participação foi este pequeno poema abaixo:

 
Último suspiro
 
 
Carregaria no colo meu amigo,
para a overdose de vitamina D.
Nossa sombra de relógio solar,
marcaria o tempo de agradecer.
Passaria filtro com tanto zelo,
deixaria-o afrodescendentar.
Com uma lupa filtraria um raio
e uma fogueira faria levantar…
Para que quando o sol se puser,
se por acaso for último suspiro,
na noite aqueça meu coração,
num luau de sol do teu sorriso.

 

          Ao me fazer esta pergunta: “E se o sol amanhã não nascer?!” me veio uma série de outras perguntas como: O que um ser humano faria?! O que eu faria e com quem faria ?!… dentre outras tantas perguntas.

          Naquele momento só me veio à cabeça meu amigo Luiz com Z. Naquele momento “Luiz com Z” estava hospitalizado, vitimado por uma fibrose pulmonar que comprometeu 75% do seu pulmão e que o faria respirar pelo resto da vida através de uma máscara de oxigênio, e o tornava dependente de uma cadeira de rodas. Naquele momento, eu, amigos e familiares gozavam de perfeita saúde para celebrar a vida, enquanto o meu amigo Luiz com Ztinha as esperanças reduzidas. Impossibilitado de fazer um transplante. Obrigado a viver com 25% apenas de seu pulmão. E eu, como perfeito estúpido ser humano que se diz amigo, menti descaradamente para ele dizendo que: “…milagre não é adoecer e se curar Luiz… milagre acontece todos os dias na vida da gente quando acordamos, independente da nossa situação física ou financeira e… este sim, é o momento de darmos graças. Fi-lo acreditar que tudo ficaria bem, e que “nada como um dia após o outro”. Fi-lo acreditar que viveria por muitos anos ainda. 

          Neste último domingo não pude levá-lo para afrodescendentar. O tempo frio não ajudava e, ele teve que se contentar apenas com um creme de massagem usado para estimular a oxigenação precária de seu sangue. Não gostei do que vi. Não vi o brilho do seus olhos e nem seu sorriso gostoso, que era seu maior patrimônio, sua marca registrada. E naquele momento não podia mentir mais para ele, nem para família e nem para mim mesmo e antes que o sol se pusesse, ele deu seu último suspiro. Não houve tempo de filtrar um raio solar com a lupa e acender a fogueira, mas a lembrança de seu sorriso largo, aquece e faz um luau no meu coração neste momento, enquanto as lágrimas saem sem pedir licença querendo teclar também um sentimento. O sol acaba de nascer e lá vou eu agradecer mais um milagre que se anuncia e a sua existência que, só agora pude perceber que bem mais que um amigo, ele era um ” irmão “.

PS: Não sei porque cargas d’água eu deixava “Luiz com Z” irritado ao escrever seu nome com “S”, o que me rendia deliciosas gargalhadas… coisas de amigos.

Sandro Ernesto 26/05/2015

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Cristileine Leão disse:

    Sandro, com esse texto vi o sol baixando para o seu amigo de um lado da Terra e se revelando no outro, coisas do meridiano. Belo e emotivo texto. Abraços ‍♀️

    • panografias disse:

      Obrigado minha querida amiga… hoje me dei conta de como o tempo passou rápido. Parece que foi ontem. Posso lhe dizer que era uma pessoa muito especial. Um grande abraço

  2. Anônimo disse:

    Muito bonita a homenagem ao seu amigo. Fiquei com os olhos marejados

  3. dulcedelgado disse:

    Bela homenagem iluminada por um novo dia! Certamente que o seu amigo olhou para trás e sorriu!

    • panografias disse:

      Creio que sim Dulce… ele era um amigo como poucos e até o último minuto, ensinou-me o valor da amizade. Simplesmente amava-o (amo, porque os amigos não morrem jamais). Obrigado sempre minha querida amiga… beijo no coração!

Seu comentário é sempre bem-vindo, Amigo... obrigado !

error: Content is protected !!