TANTO RUÍDO NO INTERIOR DESSE SILÊNCIO

.

           Confesso que ler “TANTO RUÍDO NO INTERIOR DESSE SILÊNCIO” literalmente tirou-me da zona de conforto e instigou-me a “pensar fora da caixa” em demasia. José Luiz Foureaux, o autor de “TANTO RUÍDO NO INTERIOR DESSE SILÊNCIO” apresenta seu vasto conhecimento literário e acadêmico, usando o recurso de “mise en abyme” para trafegar em dois tempos simultaneamente. Para tal façanha, empresta “seus anos dourados” para o pesquisador em início de carreira, ao mesmo tempo em que discorre com brilhantismo, fragmentos de uma vida pessoal e acadêmica para ser incorporado em Braulio Bras, ao ser apresentado e defendido como tese de doutorado.

            A folha rasurada do caderno diário foi um toque de mestre à parte, isentando tanto o autor quanto o leitor de ficar presos a linha do tempo. Outra façanha foi trazer para o livro transcrições de conferências sobre diversos autores, nada fictícios, trazendo para o debate suas obras e estilos literários. Todas as menções registradas no livro tem autenticidade comprovada, o que faz a classificação “fictícia” cair por terra. Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro dentre outros tantos, estão concatenados aqui no livro através de Braulio Bras, expandindo o modo do pensamento de vanguarda, libertos de preconceitos, sem amarras estéticas, em prol de um bem comum: a literatura. A voz ativa e principal nos coloca como detetives na linha de frente da investigação, atestando tudo isto. Seria uma falácia negar a existência de todos. Ao ler “Tanto ruído no interior desse silêncio” tive a nítida impressão de que José Luiz Foureaux, não quis escrever um livro autobiográfico como afirma “Antônio Lobo Antunes” no prólogo, quando diz que todos os livros são, mas simplesmente quis dar sua contribuição para o mundo universitário, orientando assim, aqueles que desejam trilhar o caminho das palavras. Arriscaria dizer que acaba de nascer um livro de cabeceira para estudantes de literatura. Vale a pena conferir!

          José Luiz Foureaux de Souza JR é autor do “BLOGUE DO FOUREAUX: A MINHA EXPRESSÃO VERBAL” e seu extenso currículo dispensa apresentações. É autor também do livro “ESQUECIDOS E DISPERSOS” que brevemente estarei falando aqui. O livro “TANTO RUÍDO NO INTERIOR DESSE SILÊNCIO”  é uma publicação da Editora Chiado e pode ser adquirido tanto pelo site da editora quanto do autor.

         Ao meu querido amigo Foureaux… minha gratidão e também minhas desculpas. Só posso lhe afirmar que não foi procrastinação. Obrigado pelo seu carinho e generosidade meu caro… Que seus dias sejam abençoados e felizes! Um forte e afetuoso abraço

Sandro Ernesto 27/05/2021

Você pode gostar...

14 Resultados

  1. Obrigada pela partilha! Não conhecia este autor. E com prólogo de Lobo Antunes . Deve ser bom! Beijo no ❤ Sandro.

    • panografias disse:

      O que posso lhe dizer Filipa, é que Foureaux tem certo requinte quanto à literatura e uma boa chance de conhece-lo um pouquinho mais é seguindo seu blog, garantia sempre de aprendizado. Humildemente ousei escrever sobre o livro mas creio que não cometi exageros. Vale a pena conferir! Obrigado minha amiga pela leitura e comentário… beijo no coração!

    • Obrigada Sandro! Você é generoso e autêntico amigo. Vou consultar o blog.

  2. foureaux disse:

    Meu caro. Bom dia! Antes de mais nada, obrigado, muito obrigado, mas obrigado mesmo por suas amáveis e generosas palavras. Fiquei comovido e já o sinto como amigo. Com o passar do pandemônio, devemos marcar um café, ou vinho, ou cerveja, ou chá, ou água. Creio que será um encontro feliz. Suas palavras, mais que generosas, revelam sua leitura detida e cuidado, pelo quê, ainda uma vez, agradeço. Você “acertou na mosca” como se costuma dizer! Abraço

    • panografias disse:

      Foureaux, meu caro amigo… quando disse que “instigou-me a pensar fora da caixa”, foi porque literalmente me coloquei no papel de pesquisador, investigando cada referência , citação, frase ou palavra, e me encantei com a riqueza de detalhes. Lógico que para isto tive a grande ajuda do Dr. Google rsrsrs. De Braulio Bras não achei nada, mas em compensação, de José Luiz Foureaux de Souza JR, pasmem, fiquei encantado. Há de se ter respeito e admiração, e minhas reverências não pode ser confundida apenas com generosidade, apesar de sê-lo kkkkkkk. Deixando a formalidade de lado, será um imenso prazer tomar um café na sua companhia meu querido amigo! Gratidão! Um forte abraço!

  3. estevamweb disse:

    Com uma resenha destas, o autor terá que pagar cachê. rsrsrsrsrss

    • panografias disse:

      kkkkkkk Primeiramente Estevam, não é uma resenha (pelo menos acho que não), mas apenas uma apresentação. Quem me conhece a fundo sabe que se dependesse de cachê, morreria de fome (não porque os autores não tivessem condições de pagar, mas porque jamais colocaria dinheiro a frente daquilo que é de direito de outro) e pode ficar tranquilo porque recebi a sua frase como elogio rsrsrsrs. Só queria deixar claro que não é por meritocracia ou bajulação que faço isto, mas por prazer… se tivesse disponibilidade de tempo faria isto mais vezes. Espero que em breve o livro “Alteridade e Sentido Ético da Religião na Filosofia de Emmanuel Lévinas” esteja fazendo parte da minha vitrine, sem cachês… claro kkkkkkkkk. Obrigado meu amigo… um forte abraço!

  4. Muito bom! Como adquiro seu livro? Me mande um e-mail: liberatoj167@gmail.com. Abraço!!

    • panografias disse:

      Bom dia meu amigo e Poeta Júnio Liberato… antes de mais nada, obrigado pela leitura e comentário. Passei seu pedido para que ele entre em contato com você ok? Tenha um fim de semana iluminado… um forte abraço!

  5. Bia Perez disse:

    Silêncio que diz tanto. Adorei obrigada

    • panografias disse:

      Realmente é uma leitura instigante Bia e vale a pena conferir. TANTO RUÍDO NO INTERIOR DESSE SILÊNCIO é um livro riquíssimo, próprio de alguém que está nos bastidores de uma vida acadêmica. O aprendizado foi maior do que minha ousadia em escrever algumas palavras sobre o livro. Gratificante, diria! Que seu fim de semana seja repleto de alegrias , minha cara amiga… beijo no coração!

    • Bia Perez disse:

      Vou querer ler…

  6. estevamweb disse:

    Sandro, meu caro… Foi sim um elogio… E fizestes sim uma resenha… Tô na fila (rsrsrsrs), risos sérios… Não vou furar a fila (rsrsrss). Fraterno abraço, amigo.

Seu comentário é sempre bem-vindo, Amigo... obrigado !

error: Content is protected !!