Frase 34

Frase 34

.

Passado é como nu artístico.

O modelo é o mesmo, mas… podemos

escolher ângulos diferentes para desenha-lo.

.

 

Fazendo uma analogia, a “Escola de Arte” seria a “Escola da Vida”.  O modelo artístico de corpo nu seria o “passado” e um dos artistas que estaria sentado em uma das inúmeras cadeiras ao redor deste modelo seria você. O modelo nu, por sua vez continua estático numa realidade imutável aos olhos dos artistas ao seu redor. Cada um destes artistas, com o talento peculiar que lhe cabe, desenha a mesma realidade (modelo) e ao mesmo tempo, fazendo jus ao que os olhos permitem vislumbrar naquele momento. É a verdade de cada um, vista de ângulos diferentes. Você poderá até reconhecer alguns dos artistas que compõe esta sessão como pai, mãe, irmãos, amigos, namorada, vizinhos etc.

A questão é que estamos tão acomodados em nossa cadeira e acostumados com que vimos que, poderemos desenhar esta realidade de olhos fechados, menosprezando o desenho do outro artista. Para que possamos nos tornar artistas habilidosos, devemos mudar de ângulo. Sentar na cadeira do pai, amigo ou vizinho. Provavelmente o desenho não sairá igualzinho a do artista que ocupou a cadeira anteriormente, mas poderemos compreender a sua representação artística como autêntica. Nosso passado não muda… o que muda é nossa compreensão no presente!

Sandro Ernesto

Você pode gostar...

20 Resultados

  1. Inspirador e inspirado. Valeu Sandro.

  2. Boa noite Sandro.
    Eu penso que o passado é algo que ainda carregamos no presente.
    O nú é um negócio que está por todo o lado…Sempre vivo e repetido em todos os detalhes…

  3. Obrigado Marco Antônio pela visita e comentário… um forte abraço meu amigo !

  4. Boa noite Luís e obrigado pela visita e comentário. Acredito também que carregamos o passado no presente. Quando saímos de nós mesmos e ficamos no estado de espectador, o passado não muda em nada, fica estático. O que pode mudar é nosso posicionamento. Dependendo do ângulo de visão que escolher, vai poder desenhar algumas partes do modelo, mas inevitavelmente irá esconder outras. E se por ventura quiser mostrar todas às partes em um só desenho, a imagem será algo um tanto quanto confusa e distorcida aos olhos de terceiros. No final o que valerá será o seu posicionamento diante aquilo que está estático. Isto sim, podemos mudar. Um forte abraço meu amigo !

  5. Isa Lisboa disse:

    É verdade, o passado é uma aprendizagem, mas o presente é o que podemos mudar. 😉

    Abraçooooooos!

  6. Eu creio que seja isto mesmo Isa… um forte abraço minha amiga e tenha um domingo iluminado !

  7. Regina Lopes disse:

    Bom dia Sandro , belas palavras, realmente cada um vez de uma forma,Parabéns e ótima semana,
    Abraços

  8. Obrigado pela visita e comentário Regina… tenha uma semana abençoada ! Um forte abraço

  9. Tenho uma relação com o passado que é sempre presente: sinto saudade do que não vivi. Ao olhar as fotografias de Porto Alegre dos anos 40, por exemplo, é como se eu estivesse fazendo uma viagem no tempo. O passado é nossa base para compreendermos o que fomos, o que somos e quem poderemos ser. Grande abraço Sandriíssimo amicíssimo das lagoas.

    • Essa saudades tão Pessoanas também eu as sinto. Beijo fraterno Fernando.

    • panografias disse:

      Me inclui também nesta lista Filipa kkkkkkk Beijo!

    • Claro que sim Sandro! ❤

    • panografias disse:

      Fernandíssimo… é verdade que “O passado é nossa base para compreendermos o que fomos” e o que nos tornamos. Esta frase diz mais sobre empatia nos relacionamentos, onde envolvem mais atores e divergências, do que “passado/tempo/espaço”. É estar no olhar do outro sobre nós mesmos, ou não, como já disse um certo Caetano kkkkkkk. Esta saudade que você sente do que não viveu, eu também sinto e só Freud explica rsrsrsrs. Obrigado por picotar o cartão aqui… um forte abraço meu caro amigo de Poá! Tenha uma semana iluminada!

  10. Excelente Sandro!!!

  11. azurea20 disse:

    El pasa siempre está ahí. Muchas veces recurrimos a él como añorancia, como consuelo. Recordar no es malo paro hay que vivir el presente. Un saludo

  12. estevamweb disse:

    O artista filosofou e o filósofo fez arte…

Seu comentário é sempre bem-vindo, Amigo... obrigado !

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: