Frase 34
.
Passado é como nu artístico.
O modelo é o mesmo, mas… podemos
escolher ângulos diferentes para desenha-lo.
.
Fazendo uma analogia, a “Escola de Arte” seria a “Escola da Vida”. O modelo artístico de corpo nu seria o “passado” e um dos artistas que estaria sentado em uma das inúmeras cadeiras ao redor deste modelo seria você. O modelo nu, por sua vez continua estático numa realidade imutável aos olhos dos artistas ao seu redor. Cada um destes artistas, com o talento peculiar que lhe cabe, desenha a mesma realidade (modelo) e ao mesmo tempo, fazendo jus ao que os olhos permitem vislumbrar naquele momento. É a verdade de cada um, vista de ângulos diferentes. Você poderá até reconhecer alguns dos artistas que compõe esta sessão como pai, mãe, irmãos, amigos, namorada, vizinhos etc.
A questão é que estamos tão acomodados em nossa cadeira e acostumados com que vimos que, poderemos desenhar esta realidade de olhos fechados, menosprezando o desenho do outro artista. Para que possamos nos tornar artistas habilidosos, devemos mudar de ângulo. Sentar na cadeira do pai, amigo ou vizinho. Provavelmente o desenho não sairá igualzinho a do artista que ocupou a cadeira anteriormente, mas poderemos compreender a sua representação artística como autêntica. Nosso passado não muda… o que muda é nossa compreensão no presente!
Sandro Ernesto
Inspirador e inspirado. Valeu Sandro.
Boa noite Sandro.
Eu penso que o passado é algo que ainda carregamos no presente.
O nú é um negócio que está por todo o lado…Sempre vivo e repetido em todos os detalhes…
Obrigado Marco Antônio pela visita e comentário… um forte abraço meu amigo !
Boa noite Luís e obrigado pela visita e comentário. Acredito também que carregamos o passado no presente. Quando saímos de nós mesmos e ficamos no estado de espectador, o passado não muda em nada, fica estático. O que pode mudar é nosso posicionamento. Dependendo do ângulo de visão que escolher, vai poder desenhar algumas partes do modelo, mas inevitavelmente irá esconder outras. E se por ventura quiser mostrar todas às partes em um só desenho, a imagem será algo um tanto quanto confusa e distorcida aos olhos de terceiros. No final o que valerá será o seu posicionamento diante aquilo que está estático. Isto sim, podemos mudar. Um forte abraço meu amigo !
É verdade, o passado é uma aprendizagem, mas o presente é o que podemos mudar. 😉
Abraçooooooos!
Eu creio que seja isto mesmo Isa… um forte abraço minha amiga e tenha um domingo iluminado !
Bom dia Sandro , belas palavras, realmente cada um vez de uma forma,Parabéns e ótima semana,
Abraços
Obrigado pela visita e comentário Regina… tenha uma semana abençoada ! Um forte abraço
Tenho uma relação com o passado que é sempre presente: sinto saudade do que não vivi. Ao olhar as fotografias de Porto Alegre dos anos 40, por exemplo, é como se eu estivesse fazendo uma viagem no tempo. O passado é nossa base para compreendermos o que fomos, o que somos e quem poderemos ser. Grande abraço Sandriíssimo amicíssimo das lagoas.
Essa saudades tão Pessoanas também eu as sinto. Beijo fraterno Fernando.
Me inclui também nesta lista Filipa kkkkkkk Beijo!
Claro que sim Sandro! ❤
Fernandíssimo… é verdade que “O passado é nossa base para compreendermos o que fomos” e o que nos tornamos. Esta frase diz mais sobre empatia nos relacionamentos, onde envolvem mais atores e divergências, do que “passado/tempo/espaço”. É estar no olhar do outro sobre nós mesmos, ou não, como já disse um certo Caetano kkkkkkk. Esta saudade que você sente do que não viveu, eu também sinto e só Freud explica rsrsrsrs. Obrigado por picotar o cartão aqui… um forte abraço meu caro amigo de Poá! Tenha uma semana iluminada!
Excelente Sandro!!!
Bom dia Filipa… obrigado pela leitura e comentário. Que sua semana seja abençoada e produtiva… beijo no coração!
Igualmente Sandro! Uma semana cheia de luz e beijo no ❤.
El pasa siempre está ahí. Muchas veces recurrimos a él como añorancia, como consuelo. Recordar no es malo paro hay que vivir el presente. Un saludo
Buenos días mi querida amiga … Estoy totalmente de acuerdo. En mi canción “Acorde” (https://panografias.com.br/acorde/) termino con la frase: “con el pasado hago las paces, tengo un pase libre para amar”. Gracias por leer y comentar … ¡beso en el corazón!
O artista filosofou e o filósofo fez arte…
… tudo junto e misturado.
Sandro, você sumiu. Te mandei um recado no Instagram também. Bom Natal para todos vocês. Abração.
Boa noite minha querida amiga… meu sumiço teve um motivo muito especial que nesta semana será relatado em uma crônica. Cheguei em casa hoje da reunião natalina e realmente foi um natal pra lá de maravilhoso. Apesar de estar em um sítio, o sinal de celular estava perfeito e confesso que não vi este recado. Procurei agora a noite e não achei… você pode me enviar novamente por favor?! Espero que seu natal tenha sido tão fantástico quando a pessoa que você! Beijo no coração e próspero ano novo!
Genial
Gratidão pela leitura e comentário meu caro amigo! Que seus dias sejam iluminados… um forte abraço!
NICE ❤️
Thank you my dear… may your week be productive and blessed! Hugs