Borderô

        Cheguei por volta das 15h debaixo de um sol escaldante. A grande BH, em época natalina era puro transtorno, de movimento intenso. Cumprimentei os dois rapazes que estavam escorados, um em cada lado da porta, e dentro da loja por sua vez, a turma toda. Do gerente à faxineira com a mesma simpatia de sempre. Comprei a malha (para confecção das camisas que produzia), fiz um borderô de pagamento no financeiro e fui para a expedição pegar a mercadoria. Notei que um dos funcionários neste setor, o mais alegre de todos, estava cabisbaixo. Em tom de brincadeira, perguntei se o time dele havia perdido no campeonato, ao que me respondeu:

— Não Sandro. Estou chateado porque fui assaltado ontem e levaram todo meu dinheiro. Meu pagamento do mês. O pior de tudo é que foi a segunda vez e suspeito que seja a mesma pessoa.

       É nestas horas que pago mico. Já disse em outra ocasião que fico igual o Pato Donald, esbravejando quando me tiram do sério. Fiquei revoltado. Tomei a dores do meu amigo e com a voz na mesma altura da minha indignação, comecei a falar feito papagaio:

— Ahhh nãoooo! Pela segunda vez?! Que isto?! Da onde eu iria deixar… Iria morrer com as duas mãos cravadas na perna do sujeito, poderia até levar o dinheiro, mas eu ia junto agarrado na perna dele… Levaria tiro, mas não soltaria… bam bam bam (fazia todos os gestos numa encenação cômica)… Iria morrer com minhas mãos cravadas na perna dele de forma que teria que me arrastar até poder chegar em casa e serrar meus braços… E depois ainda, com as minhas mãos pendurado feito algema, igual à “Mãozinha da Família Addams”, teria que ir ao médico para arrancar minhas unhas cravadas na canela dele… Sem falar que  teria que tomar injeção antitetânica… Ahhh não, que sacanagem sô! Não aguento ouvir uma coisa desta… filho da *@#%$#$*&

       Na altura do campeonato, notei que todos da loja não paravam de rir daquela minha manifestação de revolta. Gerente, vendedores, compradores, expedição, financeiro, faxineira. Todos estavam às gargalhadas.  Menos os dois que havia cumprimentado na entrada. Pude ver num olhar panorâmico, que apenas se olharam por cima dos ombros com certo desdém. Pensei comigo ainda rapidamente: Devem estar me achando um verdadeiro idiota… Ah, azar o deles!

       Terminei de ser atendido após arrancar muita gargalhada dos presentes, coloquei a sacola pesada nos ombros e sai, não antes de agradecer e me despedir de todos… inclusive os dois que continuavam no mesmo lugar na porta.

        No dia seguinte, mal a lua despencou do céu, recebi a ligação da responsável pelo financeiro, querendo informações dos cheques e seus respectivos bancos e valores. Tentei buscar em vão na minha memória. Eram muitos cheques de valores pequenos, mas todos à vista. Por serem à vista não me preocupei em fazer a relação. Nunca havia tido algum problema e agora… Fiquei numa busca atordoada na minha mente, tentando fazer o cérebro pegar no tranco até que me veio o repente:

— Espera aí Daniela… Paguei estas mercadorias ontem à tarde não foi?! Não deu tempo ainda dos cheques voltarem não, uai?! O que aconteceu?!

— Sandro… Você não vai acreditar. Mal você saiu da loja e dois rapazes que estavam na porta anunciaram o assalto, rendeu todo mundo e levou tudo que tinha no financeiro… Assim como os cheques dos clientes. Por isto estou tentando fazer uma lista rápido para sustar todos a tempo.

— Que isto Daniela… Que loucura é esta?! Nossinhora… Eu dei foi sorte então, uai?

Ouvi uma gargalha estrondosa do outro lado da linha e depois, após a Daniela se recompor me disse:

— Perdoe-me Sandro (ainda risos)… Os ladrões estavam esperando você sair! E novamente outra gargalhada que me intrigou.

—  Eu sair?! Por quê?

— Uai Sandro… Eles acharam por bem não arriscar. Já pensou você deste tamanho, reagindo ao assalto? Com as mãos cravadas na canela do sujeito? E a gargalhada continuou até a ligação cair.

Sandro Ernesto 03/10/2020

Você pode gostar...

16 Resultados

  1. estevamweb disse:

    Os caras assaltaram a loja por tua causa rsrsrs… Tu chamou a atenção… rsrssrs

    • panografias disse:

      Esqueceu que eles já estavam lá na porta Estevam?! kkkkk Já imaginou você andando com um defunto agarrado na sua perna ?! Acho que assusta qualquer um… até um ousado ladrão kkkkk Tenha um fim de semana iluminado meu caro amigo… um forte abraço!

  2. Rodrigo Meyer disse:

    Isso me fez lembrar que na China praticamente ninguém usa dinheiro mais. Paga-se tudo com QR Code no smartphone. Já na Alemanha, raramente encontra estabelecimento que aceita cartão, sendo o mais comum usar dinheiro em nota. Apesar das causas sociais e psicológicas que levam o sujeito a se submeter à vida do crime, o modelo de comércio e pagamento também impacta em como as pessoas vão interagir em termos de segurança. Em tempos de crise, a tendência é aumentarem os roubos e assaltos. Somos uma sociedade sem oportunidades (e nem falo só de emprego). A maioria da população tá abandonada, entregue ao acaso.

    • panografias disse:

      Meu caro amigo Rodrigo… é lógico que quando falo em cheques e borderô (acho que nem existe mais esta modalidade de pagamento) estamos falando de tempos remotos (nem me lembro do ano exatamente). De lá para cá muita coisa mudou. O que leva o sujeito a se submeter à vida do crime realmente posso afirmar que são vários fatores (não dá para ter um debate em comentário), e achar um culpado é muito fácil, mas escapei de ter uma arma apontada na cabeça. Tive 2 carros roubados, 5 bicicletas, fora outros pormenores e posso afirmar que não perdi nada. A maneira como aconteceu tudo é que inusitada… acho que a prudência falou mais alto, por parte do bandidos é lógico kkkkkkkkk Obrigado sempre pela presença e comentário aqui meu caro amigo! Que seu fim de semana seja abençoado… um forte abraço

    • Rodrigo Meyer disse:

      Sim, um episódio interessante.

  3. O Miau do Leão disse:

    Os assaltantes ficaram com medo de vc. Rsrsrsrs

    • panografias disse:

      Realmente, minha querida amiga… se tem uma coisa que me tira do sério é a injustiça. Como disse no comentário do Rodrigo, a prudência falou mais alto… por parte dos bandidos kkkkkkk imagine você numa mesa de cirurgia para arrancar um par de mãos cravados no tornozelo?! Melhor não arriscar kkkkkkk Tenha um fim de semana abençoado… beijo no coração

  4. Gabriela disse:

    kkkkkkkkkk Sensacional, Sandro!! Me diverti lendo viu?!
    Quem diria que incorporar o patinho Donald salvaria tua pele, em?

    • panografias disse:

      Ainda vou escrever um texto falando sobre isto Gabriela… O signo dos personagens em quadrinhos. Dou a minha cara a tapa se o Pato Donald não for ariano kkkkkkkk. Mas realmente eu saio do sério com algumas injustiças e este episódio me marcou muito rsrsrsrs Obrigado minha querida amiga pela visita e comentário! Que seu domingo seja radiante… beijo no coração!

    • Gabriela disse:

      kkkk vai dar um texto divertido viu!
      Mas eu te entendo, às vezes também me pego esbravejando por causa das barbaridades que vemos por aí. Não somos de ferro, né?
      Eu que agradeço, querido!
      Um domingo radiante para você também, beijos 😉

  5. Sandro do céu, os ladrões pensaram que você era como a águia que ia comer o fígado de Prometeu todos os dias, risos. Ou que, se eles morressem você iria puxar as pernas deles do mesmo jeito. Rindo muito aqui.

    • panografias disse:

      rsrsrsrs Cristileine… o mais engraçado é que quando estou assim, indignado com determinada coisa, a pantomima acompanha a fala kkkkk eu faço os papeis do vilão e da vítima ao mesmo tempo… quem assiste acha que é doido mesmo kkkkkkk Se você riu, eu estou mais do que feliz! Beijo no coração

  6. Neusa Marilda disse:

    Uma divertida leitura . Gostei de ler e saber das peripécias todas

    • panografias disse:

      Obrigado pela leitura e comentário minha querida amiga… desta vez eu me safei por pouco. Como disse a Daniela: eles acharam por bem não arriscar rsrsrsrs. Que sua semana seja abençoada e produtiva! Beijo no coração

  7. Essa foi boa. Rsrs

Seu comentário é sempre bem-vindo, Amigo... obrigado !

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: