A forma da água

 

          Certa vez, o mestre San Druh reunido com seus discípulos, apresentou-lhes um copo que continha água até ao meio. Entregando para o primeiro discípulo, perguntou-lhe o que via.

— Vejo um copo com água, quase vazio, Mestre! Respondeu o aluno

— Tu estás certo, meu querido… Tens a visão PESSIMISTA! Disse-lhe

Entregou para o segundo discípulo e novamente fez a mesma pergunta.

— Eu vejo um copo com água, quase cheio! Foi a resposta

— Tu estás certo também, meu querido… Tens uma visão OTIMISTA! Disse o mestre

Passou o copo para o terceiro discípulo e perguntou-lhe o que conseguia ver.

— Vejo apenas um copo com água pela metade, mestre! Respondeu o aluno

— Meu querido discípulo… Tu, como os outros também está certo… Tens o olhar CÉTICO! Falou o mestre.

O terceiro discípulo, agora de volta ao seu mentor, devolveu-lhe o copo e a pergunta.

— E o senhor Mestre?! Pode nos contar o que consegue ver?!

Mestre San Druh, olhando atentamente o copo com água de encontro à luz por alguns segundos, levou o copo à boca e sorveu lentamente toda a água e depois, olhando fixamente para o copo vazio respondeu-lhes com a voz compassiva:

— Eu?! Eu vejo uma oportunidade de matar minha sede!

Moral da história: Haverá aquele que concluirá que o Mestre San ao beber a água absorveu o pensamento de todos os seus discípulos. Está certo. Haverá também quem concluirá que o Mestre ao beber a água, simplesmente eliminou o problema e consequentemente toda forma de julgamento. Também está certo. E o mais certo ainda é que ninguém se preocupou com o copo. Estou errado?! Namastê.

Sandro Ernesto 02/03/2018

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Belíssima Reflexão!
    Um beijo em seu coração de luz!☕

    • panografias disse:

      Bom dia minha queridíssima amiga. Estava meditando sobre a famosa lição do copo d’agua pela metade e daí me coloquei no lugar do mestre kkkkk Não deu outra… a minha sede de saber é demais rsrsrsrs. Que você tenha um final de semana iluminado… beijo no seu coração!

  2. foureaux disse:

    Confesso que faria o que o segundo discípulo fez. Afirmaria meu ceticismo. Mas o mestre está certo, como a conclusão da parábola. Há sempre mais de duas possibilidades de ver as coisas… Bom final de semana!

    • panografias disse:

      Obrigado meu querido amigo pela visita e comentário. A minha família é numerosa, e estava refletindo sobre isto: quando você acha que tem apenas a opção de isto ou aquilo, aparece uma terceira e quarta opção para assinalar com V (verdadeiro) rsrsrsrs. Tenha um final de semana iluminado… um grande abraço!

  3. Tadinho do copo Sandro muitos de nós somos assim, somente usados como instrumentos pelos outros. Isso não falo pela visão pessimista, sim como o copo meio cheio, para matar a sede precisamos estar cheios de nós mesmos. Vixe Sandro, viajei tanto que o copo transbordou ótimo fim de semana amigo, você é muito divertido‍♀️

    • panografias disse:

      kkkkkkkk Que bom que você viajou e se divertiu com esta ideia maluca minha. Na realidade haverá dias em acordaremos pessimistas, otimistas, céticos ou simplesmente com sede e vai estar tudo certo! Eu transbordei aqui foi de alegria, minha querida amiga… tenha um final de semana abençoado! Beijo no coração

Seu comentário é sempre bem-vindo, Amigo... obrigado !

No announcement available or all announcement expired.
error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: